Como dirigir em dias chuvosos

No Brasil, o verão costuma trazer bastante chuva. São Pedro colabora e durante os meses que compõem a estação, é raro não cair aquela chuvarada no final da tarde. E, junto com o aguaceiro, vem a complicação no trânsito, as vias paradas e, infelizmente, os acidentes. Para muita gente, dirigir na chuva é um imenso desafio que só proporciona dores de cabeça. Por isso, para te ajudar nessa situação, separamos algumas dicas úteis para conduzir o carro em segurança durante uma tempestade. Curioso? Então vamos lá!

 

 

pneu-chuva#01 – Fique de olho nos pneus

 

Os pneus são fundamentais em situações de chuva, pois são os sulcos (canais desenhados na banda de rodagem encarregados de expelir a água do pneu para a pista) os responsáveis pela segurança do carro na via. Um pneu careca não proporciona a estabilidade necessária para um veículo que trafega em pista molhada, por isso verifique periodicamente a situação de seus pneus. Prevenir sempre é o melhor remédio!

 

maos-no-volante

  #02 – Mantenha o foco na pista e as mãos no volante

 

Durante uma tempestade, é importante manter o máximo de concentração possível no percurso. Com a visibilidade comprometida, qualquer descuido pode acabar em acidente, por isso evite mexer no celular ou no rádio, por exemplo.

 

 

velocimetro #03 – Cuidado com a velocidade

 

Respeitar os limites de velocidade das vias é obrigatório e disso todos nós sabemos. Mas, em dias chuvosos o ideal é ficar abaixo desse limite, mantendo assim uma margem segura para situações de imprevisto, como desviar de um objeto, pessoa ou animal ou fazer uma freada brusca.

 

distancia-entre-carros#04 –  Mantenha distância do veículo à frente

 

Sabe aquela mania feia de ficar “grudando” no carro da frente? Pois bem, se não é legal fazer isso em dias normais, imagina em dias de chuva? Não seja imprudente! Mantenha uma distância segura do veículo a sua frente e evite acidentes. Especialistas aconselham que esse espaço deve ser de mais ou menos 5 carros. Falando em tempo, a distância deve ser de 4 a 5 segundos entre os veículos.

 

carro-alagamento#05 – Evite ruas e avenidas alagadas

 

A maioria das pessoas já sabe, mas não custa nada reforçar. Ao avistar uma via em que a água esteja em um nível muito alto, não tente atravessar. Ao entrar no motor, a água pode causar sérios estragos, além do imenso prejuízo financeiro. Neste caso, o melhor a se fazer é procurar um local seguro e esperar a água baixar.

 

Por último, mas não menos importante: cuidado com os pedestres. Geralmente, nas regiões próximas às calçadas e pontos de ônibus formam-se grandes poças d’água. Ao passar com o carro em uma velocidade mais elevada, as rodas jogam toda a água para o lado, formando uma verdadeira onda e molhando quem estiver no local. Chato, né?!

 

Dirigir em dias chuvosos é um desafio possível, tenha isso em mente. Com atenção e certa prática, você poderá conduzir seu carro de forma segura até o destino desejado. Não se esqueça de usar o cinto de segurança e fique atento a todos que estão ao seu redor. Uma boa convivência no trânsito depende de todos, fique ligado!