Faça seu Login
ou
Comece a criar a sua conta
Sua Garagem

Meus carros adicione

DICAS ITARO

Pneus Continental terão tecnologia para medir desgaste

testes de pneu Continental

Cuidar dos pneus pode ficará mais fácil. A Continental está desenvolvendo uma tecnologia que pode ajudar principalmente aos motoristas que não têm o costume de checar os pneus com frequência. Trata-se de sensores integrados à banda de rodagem que avisam, de modo totalmente eletrônico, o nível de desgaste dos pneus.

 

Esses dispositivos inteligentes ficam localizados dentro do composto da banda da rodagem e medem, especificamente, a profundidade dos sulcos, que são a parte do pneu responsável por escoar a água da pista e evitar a aquaplanagem.

 

A legislação brasileira determina que os sulcos tenham no mínimo 1,6 milímetro de profundidade. Abaixo disso, os pneus são considerados “carecas”, o que pode acarretar multa ao condutor. Além de ser perigoso, já que a aderência à pista se reduz drasticamente.

 

Sensores eletrônicos integrados à banda de rodagem avisam o nível de desgaste dos pneus

 

As informações enviadas pelos dispositivos serão recebidas e gerenciadas por outro sistema em desenvolvimento pela Continental Pneus, o eTIS (sigla em inglês para Sistema de Informação de Pneus), que promete um monitoramento completo dos pneus no futuro.

 

img_2014_05_07_tpms_1_en-data

img_2014_05_07_tpms_2_en-data

vdo_img_2013_10_21_redi_sensor_en-data

 

Ambas as tecnologias vêm sendo tratadas como importantíssimas para a segurança dos veículos, uma vez que ajudarão os condutores a manter o melhor estado de uso dos pneus.

 

A Continental não divulgou muitos detalhes sobre os sensores, mas especula-se que eles devam estar disponíveis para os consumidores até 2017. Então até lá, atenção aos seus pneus.

 

E aí, já vai reservar um desses pro seu carro?