Lançamento Pirelli Cinturato P1 Plus

Em outubro de 2015, a Pirelli anunciou o lançamento de seu primeiro pneu “verde” voltado para o mercado de reposição, o Pirelli Cinturato P1 Plus. Esse pneu, desenvolvido e fabricado no Brasil, irá suceder gradualmente o pneu Phantom. Além da superioridade em relação ao seu antecessor, o novo pneu da Pirelli é o primeiro a possuir a etiqueta de eficiência do Inmetro.

 

Essa etiqueta só passará a ser obrigatória a partir de 2016. Ela verifica e classifica, de A a F, três critérios de eficiência: resistência ao rolamento, que influencia a eficiência no consumo de combustível, aderência no molhado e ruído externo. O Cinturato P1 Plus recebeu nota A em aderência no piso molhado (frenagem total até 10 metros antes em relação a um pneu de categoria F), B-C em economia de combustível (5% de economia em relação a um pneu de categoria F), e ruído externo equivalente a 72 decibéis.

 

pneu cinturato P1O novo integrante da linha Green Performance possui banda de rodagem mais plana e com desenho assimétrico que otimiza o contato com o solo, proporcionando maior precisão nas manobras, garantindo performance constante durante toda a vida do pneu e gerando menor ruído.

 

De acordo com a fabricante italiana, o Cinturato P1 Plus é 25% mais eficiente contra a resistência de rolamento. Na apresentação realizada na pista da Pirelli, localizada em Sumaré, foi feito um teste dessa rolagem: o mesmo carro foi colocado em uma rampa e solto em ponto morto, nas mesmas condições, com o pneu Phantom e o Cinturato P1 Plus, respectivamente. A diferença entre eles foi de 3,5 metros. Enquanto o carro equipado com o novo pneu da Pirelli atingiu 24,5m, o carro equipado com o veterano Phantom rodou 21 metros.

 

Mas a superioridade não se restringe somente a capacidade de rolagem. Segundo os testes que a marca conduziu, o novo pneu verde é 7% mais eficiente em frenagens e sua dirigibilidade é 14% melhor, ambos em piso molhado. Outra novidade são os compostos do pneu, que melhoram o treadwear e a aderência em piso seco e molhado, além de garantir maior esportividade com menor impacto ao meio ambiente.

 

A Pirelli produzirá o pneu para as rodas de aro 15 a 20. Contudo, somente no segundo semestre de 2016 todas as 16 medidas estarão disponíveis no mercado. Num primeiro momento a Pirelli disponibiliza, apenas, os seguintes modelos:225/45 R17, 225/50 R17, 205/45 R17, 205/40 R17 e 195/50 R15.

 

Veja o vídeo promocional do pneu Cinturato P1 Plus no canal da Pirelli Brasil:

A Itaro sai mais uma vez na frente e já disponibiliza essa novidade da Pirelli para você. Comprando seu Pirelli Cinturato P1 Plus na Itaro, você ganha a instalação totalmente grátis! Clique aqui e confira!