Barum, Pirelli e Firestone passam no Teste ADAC

A maioria dos fabricantes de pneu costuma classificar seus produtos como muito eficientes. Mas e na hora de comprar pneus? Como acreditar em quem vende o próprio peixe? Na Europa, os consumidores esquentam menos a cabeça com isso já que no velho continente muitas associações e revistas especializadas fazem testes de eficiência dos pneus comercializados naquele mercado.

 

Não bastasse isso, a legislação regional exige que uma etiqueta seja colocada em cada produto, mostrando o desempenho dos pneus em relação à frenagem, economia de combustível e emissão de ruídos. Tudo para mostrar ao consumidor o real desempenho de cada modelo em determinadas condições.

 

A ADAC, uma das principais associações do setor automotivo na Alemanha, realiza diversos testes comparativos de pneus por ano. A primeira avaliação de 2014 foi divulgada recentemente e, dos pneus avaliados, três modelos estão no mercado brasileiro: Barum Brillantis 2, Pirelli Cinturato P1Firestone Multihawk. Confira na tabela abaixo o resultado da avaliação.

adac-pneus-itaro-teste

 

Testes no Brasil

Infelizmente no Brasil ainda não há testes regulares, semelhantes aos que são realizados na Europa. Porém algumas publicações do setor realizam alguns comparativos, esporadicamente. A boa notícia é que, desde 2015, os pneus vendidos no país passaram a ter o selo do Inmetro, semelhante à Etiqueta Europeia de Eficiência, avaliando cada modelo.