Faça seu Login
ou
Comece a criar a sua conta
Sua Garagem

Meus carros adicione

DICAS ITARO

5 coisas que você precisa saber antes de comprar o som para seu carro

cd player

Carro e som tem tudo a ver, não é? Quem gosta de dirigir ou precisa pegar o carro diariamente sabe que hoje o som automotivo precisa ter mais do que somente frequências AM/FM.

 

E as opções são inúmeras. CD Player, DVD Player, conexão com o smartphone. Tudo depende das preferências de uso e, claro, de quanto será investido no projeto.

 

O que eu devo saber antes de comprar o som para o meu carro?

 

cd player icone1- Sobre o CD Player

 

O CD Player é o mais comum de todas as opções em som automotivo. Os modelos mais simples servem somente para ouvir rádio ou escutar o álbum de sua banda preferida – para aqueles que ainda tem suas coleções em CD’s.

 

Modelos intermediários tocam arquivos MP3, o que é uma grande vantagem para quem usa o carro por um tempo mais prolongado – enquanto está no trânsito ou em viagens.

 

Alguns modelos oferecem entrada USB, o que permite a conexão com aparelhos MP3 Player ou pen-drives. Há também as opções com tecnologia Bluetooth, no qual é possível transmitir e tocar arquivos sem a utilização de cabos ou fios. Basta habilitar a opção no seu smartphone.

 

Para aqueles que usam iPod, especificamente, há adaptadores disponíveis no mercado que podem ser usados em sistemas automotivos, sendo uma ótima escolha para quem não abre mão de ouvir música mesmo quando está dirigindo.

 

dvd player pioneer2- Diversão a bordo com o DVD Player

 

Cada vez mais populares, os DVDs automotivos têm o poder de entreter os passageiros – preste atenção, falamos ‘os passageiros’ – durante um engarrafamento ou em viagens mais longas.

 

As telas de LCD dos DVDs Players automotivos já estão disponíveis em formato widescreen, o mesmo utilizado no cinema. Quanto à dimensão, os números podem variar de 3.5″ até as maiores, de 10″.

 

Alguns modelos vêm com função touchscreen, velha conhecida nossa: os toques na tela facilitam o manuseio, o que é fundamental quando se está dirigindo.

 

Muitos modelos possuem saídas para conexão com outros monitores. A vantagem é disponibilizar uma tela especificamente para os viajantes do banco traseiro. Há quem prefira instalar esses monitores na parte de trás dos bancos dianteiros e outros preferem no teto do carro, centralizado.

 

Entradas auxiliares de áudio e vídeo também permitem acoplar outros dispositivos no DVD Player, o que incrementa as funcionalidades do equipamento. Você pode conectar um alto-falante subwoofer para valorizar os sons mais graves, o que melhora a percepção do som e é preferência da maioria.

 

central multimida kenwood3- Pense em uma Central Multimídia

 

Uma central multimídia instalada no painel do carro unifica vários aparelhos: TV digital, GPS, DVD player e MP3 player. Um passo a mais rumo à automação!

 

Pense em quanto tempo você passa no carro – entre percurso para o trabalho, de segunda a sexta, viagens e demais trajetos de lazer na cidade durante a noite ou finais de semana. Analise também qual é seu perfil e o de seus passageiros regulares: colegas de trabalho? família? galera? namorado(a)?

 

É o cruzamento desses 2 itens – tempo de uso e perfil dos passageiros – que irá te ajudar a definir o investimento. E claro, o poder de compra. Mas mesmo que você opte por um baixo investimento, a tecnologia está a seu favor – não existe mais a possibilidade de você não curtir um som bacana no seu carro.

 

Lembre-se: o motorista não deve jamais se distrair com TVs, DVDs ou outras telinhas. Pense nisso na hora de instalar seus monitores.

 

Outra: de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, constitui infração média, sujeita a multa, “dirigir utilizando fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”.

 

Portanto, ainda que o Bluetooth seja uma excelente opção para quem acaba atendendo ligações enquanto dirige, é vital não diminuir sua atenção no trânsito.

 

alto-falante JBL4- Entenda os amplificadores

 

Amplificadores e alto-falantes garantem mais qualidade sonora ao veículo.

 

Os DVD’s de áudio têm mais qualidade de reprodução que os CD’s e possuem capacidade de armazenamento 7 vezes maior, podendo arquivar até 400 minutos de som estéreo.

 

Verifique a medição RMS (Root Mean Square) do aparelho. RMS é a forma padrão para medir a potência dos equipamentos de som. É a média de decibéis atingida durante um período de, no mínimo, cinco minutos. O resultado mede a constância sonora do aparelho, o que é importante para evitar sobressaltos ao volante.

 

5- Não esqueça da segurança

 

Opte por aparelhos de som automotivo com frente removível. A ausência da “frentinha” dificulta a percepção do valor do equipamento e, assim, contribui para a prevenção de furtos. Ao sair do carro, retire o aparelho e guarde-o no porta-luvas ou em outro local apropriado. Não se esqueça: todo cuidado é pouco.

 

segurança carro