12 dicas para viajar em segurança

Seja de férias ou naquele feriado prolongado, viajar sempre é uma delícia. Curtir a família ou os amigos em um lugar aconchegante, longe da agitação dos grandes centros urbanos é ideal para tirar o estresse. Mas, de nada adianta planejar a viagem dos sonhos e esquecer de redobrar os cuidados com o carro. Afinal de contas, a segurança e a tranquilidade da sua viagem dependem de certos fatores.

 

Pensando nisso, separamos alguns itens importantes que não podem ser esquecidos antes de você encher o porta-malas e seguir viagem. Confira:

 

1- Cheque com antecedência se seus documentos pessoais e os do carro estão em dia. Você não vai querer atrasar sua viagem parando em um posto da Polícia Rodoviária, né?

 
habiltação
 

2- Cuidado ao ligar seu carro sem checar o nível de água do sistema de refrigeração do motor. Veja também se a bateria está carregada para não correr risco de parar no acostamento.

 
bateria
 

3- Fique de olho no peso da bagagem que irá no porta-malas. Se ficar muito pesado, isso pode exigir mais combustível do seu carro e uma maior distância para frenagem. Na estrada, imprevistos sempre podem acontecer.

 
bagagem
 

4- Por falar em combustível, em viagens longas prefira abastecer com gasolina se o motor do seu carro for flex. Ela pode até ser mais cara, mas rende muito mais na estrada.

 
gasolina
 

5- Crianças menores de sete anos só podem ser transportadas em cadeirinhas ou assentos infantis. Isso é essencial para assegurar a segurança dos pequenos.

 
cadeirinha
 

6- Embora hoje em dia já não seja mais item obrigatório, verifique a data de validade do extintor de incêndio. É melhor prevenir do que remediar.

 
extintor
 

7- Atenção extrema com os pneus do seu carro. Não rode com eles carecas, gastos, desalinhados e sem passar por balanceamento e calibragem. O triângulo de segurança, o macaco e a chave de roda também são indispensáveis. Leve-os com você para uma possível emergência.

 
pneu
 

8- Os faróis devem ser revisados antes da viagem. É importante fazer a regulagem do facho de luz para que todos funcionem com potência máxima. Nunca se sabe quando será preciso pegar estrada à noite ou dirigir sob chuva e neblina, certo?

 
farol
 

9- Qual foi a última vez que você checou o nível do óleo? Atenção! Se estiver baixo, complete com um produto de mesma especificação para não prejudicar o desempenho do motor.

 
Oleo
 

10- O fluido do freio também deve ser checado. Em caso de falta, siga as especificações para completar.

 
File name :DSCN8262.JPG File size :576.5KB(590387Bytes) Date taken :0000/00/00 00:00:00 Image size :1600 x 1200 Resolution :300 x 300 dpi Number of bits :8bit/channel Protection attribute :Off Hide Attribute :Off Camera ID :N/A Camera :E775 Quality mode :FINE Metering mode :Matrix Exposure mode :Programmed auto Speed light :No Focal length :5.8 mm Shutter speed :1/148.8second Aperture :F2.8 Exposure compensation :0 EV White Balance :Auto Lens :Built-in Flash sync mode :Normal Exposure difference :N/A Flexible program :N/A Sensitivity :Auto Sharpening :Auto Image Type :Color Color Mode :N/A Hue adjustment :N/A Saturation Control :N/A Tone compensation :Normal Latitude(GPS) :N/A Longitude(GPS) :N/A Altitude(GPS) :N/A
 

11- Use o cinto de segurança, inclusive para os passageiros do banco de trás. Os cintos de segurança são o meio mais eficaz de reduzir o risco de ferimentos graves e mortes em acidentes de automóvel.

 

 

12- Sob neblina, diminua a velocidade, mantenha uma distância segura do carro da frente e use faróis baixos. A marcação da pista e as luzes traseiras do veículo adiante servem bem como referência.

 
neblina
 

Parece muita coisa, mas não é. Esses pequenos cuidados farão com que sua viagem seja realmente tranquila e segura. Ninguém quer arriscar a vida por conta de um descuido.

 

Feito isso, aperte os cintos e boa viagem!