Dicas para escolher som automotivo retrátil

A escolha de um som automotivo, principalmente retrátil, parece ser uma tarefa difícil, mas não é. Basta você saber o que quer ou procura para seu carro, seja um DVD Player ou CD Player, e quanto quer gastar.

 

Qual melhor tamanho de tela para o som automotivo?

tela retrátil de som automotivo

Antes de adquirir o equipamento, procure saber as especificações do painel do carro e qual o tamanho de tela que seu carro suporta. Em algumas ocasiões, por exemplo, a tela de 7’’ pode ser grande demais. O que pouca gente sabe é que há aparelhos com telas retrateis de 6,2” e 6.1’’ disponíveis no mercado.

 
 
 

Quais as conexões de entrada e saída do seu som?

Esta é uma questão é muito importante! Existem diferentes tipos de conexões – USB, AUX, Bluetooth e cartões SD – e, com isso, uma infinidade de produtos disponíveis no mercado. Por isso, é necessário atentar-se na hora da compra para garantir o resultado desejado (Você pode querer utilizar seu som retrátil através de um dispositivo Bluetooth, por exemplo, e o aparelho não dispor desta tecnologia. Aí fica complicado, né?).

 

Por isso, procure saber quais tipos de conexões você utiliza normalmente a fim de que a escolha do som automotivo seja compatível com suas expectativas.

 

Qual a bateria mais indicada para som automotivo?

Sempre que for instalar um equipamento a mais no seu carro, fale com o responsável pela instalação.  Questione-o sobre a carga necessária, a fim de ver se sua bateria dará o suporte correto para o bom funcionamento dos equipamentos instalados. Se for preciso, troque a bateria por uma mais potente.

 

Conheça o sistema de som do seu carro

Quem é apaixonado por som automotivo certamente irá querer ouvir música de uma maneira um pouco mais alta do que o convencional. Para isso, é necessário ter conhecimento sobre alguns pontos do sistema de som do carro, tais como: impedância, frequência, diferença entre mono e estéreo e, principalmente,  reconhecimento da necessidade de instalar algum equipamento a mais para que a qualidade do som não seja prejudicada.

 

Siga as normas

medidor de decibéisEm caso de um som retrátil, opte por algum modelo que satisfaça suas necessidades e que esteja dentro da lei. É proibido que haja alguma tela funcionando dentro do carro que seja capaz de desviar a atenção do motorista enquanto o veiculo se locomove. Também é necessário que o aparelho “apague” ou então que não haja movimentação na tela, mas sabemos que nem todos os equipamentos possuem essa função. Por isso, neste caso, procure um equipamento que esteja dentro dessas especificações.

 

Um segundo ponto que merece atenção é o volume do som dentro do veículo. Os policiais possuem um medidor de decibéis e, caso o som do carro ultrapasse os volumes permitidos por lei, possivelmente o proprietário do veículo será multado.

 

Seguindo essas dicas, dificilmente você terá problemas com relação à aquisição, instalação, conexão de entradas e saídas, baterias e o mais importante: com a lei. Fazendo tudo o que foi dito aqui, certamente você curtirá um som maneiro em seu carro, sem qualquer tipo de problema.