10 dicas de como instalar um som automotivo

Como instalar um som automotivo

Quem nunca comprou um produto sem ter a mínima ideia de como instalá-lo? Ou então, optou por fazer a instalação sozinho, guiado apenas pela curiosidade ou até por conteúdos extraídos da Internet?

 

como instalar som automotivoCom som automotivo não poderia ser diferente. É comum o usuário adquirir um som e querer instalá-lo por conta própria, o que, sinceramente, não é uma tarefa tão difícil assim. Basta um pouco de paciência e atenção que tudo sairá dentro dos conformes. Por isso, separamos algumas dicas úteis sobre o assunto para te auxiliar nesta missão. Confira:

 

1 – Tenha as ferramentas necessárias

Você vai precisar de um pequeno kit de ferramentas que conte com alguns modelos de chave de fenda, soquete métrico, descascador de fios, além de um kit de montagem e acabamento, feixe de cabos e adaptador de antenas. Há veículos que exigem ferramentas especiais para retirar o aparelho de som, principalmente os importados, mas nada que ferramentas nacionais como as da Ford ou VW não resolvam.

2 – Leia tudo!

Abra seu kit de montagem e acabamento e leia as instruções. Um kit de qualidade terá um manual de instruções sobre como remover o aparelho de som que vem de fábrica (se houver um aparelho de fábrica).

3 – Desconecte a bateria

Desconecte o terminal negativo da bateria, isso é absolutamente importante!

4 – Retire o som com cuidado

Retire o som automotivo de fábrica (se houver um som de fábrica) seguindo as instruções fornecidas pelo kit. Cuidado para não quebrar ou trincar qualquer peça, elas costumam ser caras e sem paralelas para reposição. Provavelmente uma chave de fenda será necessária para essa operação.

5 – Verifique o feixe de cabos

Verifique se o feixe de cabos do veículo se pluga ao encaixe do aparelho. Se for o caso, será necessário apenas conectar os fios, que devem ter as mesmas cores padrão. Caso os fios do aparelho ou do veículo estejam inteiros, use um descascador de fios para conectá-los – sempre com as mesmas cores, vermelho com vermelho, preto com preto, e assim por diante. Pode acontecer de você não usar todos os fios do feixe do aparelho ou do veículo. Caso isso ocorra, certifique-se de tampar os que não foram utilizados (com fita isolante, vedadores, solda, etc).

6 – Depois de plugar os fios

Assim que tiver plugado os fios, ligue o plug da antena do carro ao aparelho de som.

7 – Acabamento e o rádio

Ao terminar de plugar os fios e a antena, instale o acabamento na borda do aparelho e deslize o rádio para dentro de seu compartimento. Lembre-se de dobrar as abas para que o aparelho fique bem firme.

8 – Fixando o player

Assim que encaixar seu novo aparelho de som, utilize parafusos para sua fixação e, caso tenha removido alguma parte do painel, recoloque-a de volta. Seu painel e rádio devem estar como eram antes de você ter iniciado a instalação.

9 –Ligando na bateria

Conecte o terminal negativo da bateria que você havia desconectado antes de iniciar todo o procedimento.

10 – Aproveite e curta o som

Viu como é simples e fácil? Seguindo as dicas dadas aqui dificilmente haverá algum tipo de problema. Seu som será instalado de forma correta e segura e você poderá curti-lo em grande estilo.

 

Sobrou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo. Nossos especialistas ficarão felizes em ajudar!