10 dicas de como cuidar do carro nos dias frios

Você sabia que seu carro também sofre com o frio? Por isso, uma verificação no seu veículo na estação mais fria do ano evita que seu carro apresente algum problema mecânico no meio da estrada, por exemplo. Isso sem falar na despesa extra inesperada para os reparos de emergência.

Como cuidar bem do carro nos dias frios

 

verificar óleo1. Óleo e filtros de óleo. Certifique-se de seguir as recomendações do fabricante. Um óleo de motor limpo e eficiente é a chave para encarar bem as baixas temperaturas.

 

2. Esquente o carro no trajeto. Se seu carro possui injeção eletrônica, você não tem porque ficar “esquentando” o motor antes de sair – ou seja, acelerando até o motor alcançar a temperatura ideal. A injeção fará isso por você durante o trajeto, assim você economiza tempo e combustível. Por isso, nos primeiros quilômetros, dirija mais devagar e com mais cautela, dando tempo para a injeção fazer o trabalho dela.

 

3. Cuidar bem dos pneus. Estradas em condições de extremo frio podem apresentar mais frequentemente um cenário de chuva, neblina e até pequenas camadas de gelo (isso, claro, mais exclusivamente para a região sul do Brasil). Por isso a dica é: verifique a pressão de cada um de seus pneus – de acordo com a calibragem recomendada geralmente no manual do veículo. Com o pneu calibrado, seu veículo ganha força na estrada, melhorando a segurança e a economia. E se está na hora de trocar, procure um especialista em pneus e faça a melhor escolha.

 

4. Cuidado com a bateria. Elas tendem a trabalhar muito mais durante o inverno, por isso, evite deixar som, luz ou outros equipamentos ligados, quando o carro estiver com o motor desligado.

 

5. Verifique se as mangueiras do motor estão em boas condições de funcionamento. Correias do motor danificadas não resistem ao frio extremo e ressecam mais rapidamente.

 

ar condicionado carro

6. Se seu carro tem ar condicionado com aquecedor, limpe ou substitua o filtro. Contaminantes externos, acumulados durante o resto do ano, se estabelecem no filtro de ar e quando o aquecedor é ligado, se espalhar por todos os cantos do carro.

 

7. Proteja a pintura do seu carro, mantenha a cera em dia.

 
vidro embaçado

8. Um dos fatores mais importantes no inverno é a visibilidade. Certifique-se de que suas palhetas estão funcionando corretamente.

 

9. Verifique as luzes do seu carro (luzes traseiras, lâmpadas de sinalização, luzes de freio, faróis e luzes de condução, entre outros). Nos dias de inverno as noites são mais longas. Você precisará delas por mais horas.

 

10. Por último, mantenha um “kit de emergência” em seu carro. Além do triângulo, colete de segurança e kit de primeiros socorros, tenha sempre com você: seu celular, um lanterna, comida extra e água. Imagine você parado na estrada, com frio e com fome.